III CBIO - XIX ENBIO

O CRBio-02 realizou entre os dias 18, 19 e 20 de outubro, no Auditório do Horto – Museu Nacional-UFRJ – Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro (RJ), a 19º Edição do seu evento anual, o III Congresso de Biólogos dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (CBIO) e XIX Encontro de Biólogos dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (ENBIO).

Prêmio Biólogo Antônio José Bianchi Nunes

O CRBio-02 por iniciativa da família Torres Nunes criou o Prêmio Biólogo Antonio José Bianchi Nunes com a finalidade de premiar trabalhos de acadêmicos de Cursos de Graduação em Ciências Biológicas, bolsistas ou não de todo o Brasil que contribuam com propostas relevantes para a sociedade, realizados nos anos de 2008, 2009 e 2010 que versem sobre uma das áreas das Ciências Biológicas – Saúde, Meio Ambiente, Educação e Biotecnologia. Este ano pela primeira vez estaremos premiando estudantes de pós-graduação, desde que os mesmos sejam inscritos no CRBio.

Antônio José Bianchi Nunes, graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula – USU. Como estudante participou da Diretoria de todas as Semanas de Biologia do estado do Rio de Janeiro – SEBIRJ e foi um atuante na luta pela regulamentação da profissão de Biólogo que deu-se em 3 de setembro de 1979. Funcionário exemplar da FEEMA. Foi eleito Conselheiro Titular do CRBio-02 durante 2 gestões completas ocupando os cargos de Diretor Secretário e Vice Presidente. Em maio de 2007, eleito novamente Vice Presidente do CRBio-02 teve interrompida sua trajetória na terra para continuar sua missão em outro plano espiritual. Pelo muito que fez pelos estudantes de Biologia e pelos Biólogos brasileiros, o CRBio-02 juntamente com seus familiares estarão premiando trabalhos científicos inscritos no III CBio.

Os prêmios foram oferecidos pela Família Torres Nunes para os melhores trabalhos classificados conforme a ordem: 4º colocado com R$100,00, o 3º com 200,00 o 2º com 300,00 e o primeiro com 500,00. Para trabalhos de alunos de pós-graduação o CRBio-02 e a família Torres Nunes darão um único prêmio de R$1.000,00. Em caso de empate o Presidente da Comissão dará o seu voto. Todos os Orientadores (se houver) dos trabalhos serão contemplados com Menções Honrosas, e se forem Biólogos deverão estar em dia com o CRBio-02. Informações: www.crbio2.org.br.

Vencedores do Prêmio Bianchi - IIICBio

Categoria Profissional

1º Lugar

3.8 - Aline Carvalho de Mattos & Daniel Viggiano Lago - “Taxa de Infecção por Trematódeos em HELEOBIA AUSTRALIS (GASTROPODA: RISSOOIDEA) na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro”.
Orientador: Suzana Balmant Emerique Simõesstituição Instituição de Vínculo da Pesquisa: FIOCRUZ - Laboratório de Malacologia

Download do resumo do trabalho Clique aqui...

Categoria Estudante de graduação

1º Lugar

6.11 – Luciene de Andrade Silva Quaresma – “Garrrafadas: Aspectos Etnobotânicos, Análise Morfo-Anatômica e testes fitoquímicos de amostras comercializadas no Rio de Janeiro”.
Orientador: Carlos Alexandre MarquesPesquisa: Instituição de Vínculo da Pesquisa: IFRJ

Download do resumo do trabalho Clique aqui...

2º Lugar

5.7- Raquel Ribeiro Cezar Bandeira – “O turismo subaquático e sua conseqüências em ecossistemas costeiros do município do Rio de Janeiro e adjacências”.a Brotto & Alexandre de Gusmão Pedrini
Instituição de Vínculo da Pesquisa: Universidade VeigaInstituição de Vínculo da Pesquisa: Universidade Veiga de Almeida

3º Lugar

3.2 - Daniel Valente Soares dos Santos – “Efeitos da Exposição à luz intensa sobre o ciclo vigília sono de Jovens Trabalhadores Universitários”.
Orientador: Liliane Ries Teixeira4º Lugar

4º Lugar

4.3 – Jaqueline Lopes de Oliveira - “Número de Cistos de Parasitos Strongyluris-Like e tamanho corporal em Achatina Fulica Bowdich, 1822 da Vila Dois Rios e da Vila do Abraão, Ilha Grade, RJ”.
Orientador: Sonia Barbosa dos SantosJ)